Metodologia de ensino

A primeira aula é muito importante para que o aluno me conheça e eu possa conhecê-lo. É claro que só após este primeiro contato que o aluno e os pais poderão saber exatamente como sou e como é o meu método, mas, mesmo assim, gostaria de listar alguns pontos que considero importantes:

  • Valorizo o desenvolvimento do raciocínio dos alunos, para que entendam qualquer tópico da forma mais intuitiva possível, sem que se vejam obrigados a decorar uma série de fórmulas e "receitas de bolo" para resolver exercícios.
  • Procuro, na medida do possível, colocar as aplicações práticas de todos os conceitos apresentados, para que o que se ensina fique o mais próximo possível do cotidiano do aluno. (É muito importante destacar que estes dois primeiros pontos têm sido uma tendência crescente dos principais exames vestibulares dos últimos anos, além do ENEM).
  • Trato os alunos, essencialmente, como seres humanos. Entendo que uma aula fria e distante destes não os motiva de forma nenhuma. Sempre busco a adequada interação durante a aula e tenho a devida sensibilidade para perceber como é o aluno e como está sendo o seu desenvolvimento. Também mantenho os pais sempre a par do que acontece para que tudo fique o mais claro possível. (Através de um relatório)
  • A principal qualidade da minha aula é a didática. Procuro explicar tudo da forma mais clara possível, usando uma linguagem jovem, mas ao mesmo tempo consistente com o rigor necessário. Também tenho paciência sempre. Pois, dentro da minha proposta de executar um trabalho profissional, entendo que não posso demonstrar irritação ao aluno, para não desqualificá-lo ou deixá-lo pouco à vontade.